Exposição no Pelourinho - Instituto MAUÁ
As tradicionais frigideiras, travessas e fogareiros cerâmicos
marcados por técnicas de origens indígenas hoje pouco comum no Brasil –
queima a céu aberto – ganham exposição amanhã, dia 15 (setembro, 2011), a
partir das 17h30, na Galeria Mestre Abdias do Instituto Mauá, na Rua
Gregório de Mattos, Pelourinho, em Salvador. A mostra, intitulada A céu aberto: a louça de Coqueiros tem entrada gratuita e pode ser conferida até o dia 14 de outubro, de segunda a sexta, sempre das 9h as 17h30.
O evento é uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC), através do
Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (Cnfcp) e Instituto do
Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com
parcerias do Instituto de Artesanato Visconde de Mauá da Secretaria do
Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, e do Instituto do Patrimônio
Artístico e Cultural (Ipac) da Secretaria de Cultura (Secult). A mostra é
viabilizada por meio da Sala do Artista Popular (SAP) criada em maio de
1983 pelo Cnfcp com objetivo de difundir a arte popular.
Através da SAP, artistas expõem seus trabalhos, estipulando valores e
explicitando técnicas. Toda mostra é precedida de pesquisa que situa o
artesão em seu meio sociocultural. Nessa mostra de Salvador estarão
expostas cerâmicas de Coqueiros, distrito de Maragojipe, município do
Recôncavo Baiano.
Localizada a 133 km de Salvador, a cidade de Maragojipe é conhecida
por ter patrimônios culturais relevantes, como edificações do início do
século XX e bens culturais intangíveis – ou imateriais – como as
tradições afro-brasileiras vivas em terreiros de candomblé. O Carnaval
de Maragojipe, que tem mais de 100 anos de existência, foi registrado
pelo IPAC como Patrimônio Imaterial da Bahia em fevereiro de 2009. A
abertura da exposição conta com apresentação do Samba de Roda ‘Filhos de
Cadu’ e a presença de artesãos convidados. Bernardina Silva, a dona
Cadu, e dona Zefa são as artesãs mais antigas vivas de Coqueiros e
estarão presentes.
Núcleo promove curso sobre história e culturas africanas e afro-brasileira
Danilo OliveiraNúcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação
Assessoria de Comunicação
O Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros em Línguas e Culturas (Ngealc), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UNEB, inicia na próxima quinta-feira (19) o curso de interação dos saberes sobre história e culturas africanas e afro-brasileira.
A aula inaugural vai acontecer das 14h às 18h, na sede do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia (IGHB), na Praça da Piedade, centro antigo de Salvador. Os interessados em participar do curso devem apresentar ficha de inscrição e efetuar o pagamento da taxa de R$ 20 no local.
Informações: Ngealc/Campus I – tel. (71) 3117-2448.
Programação:
Programação:
UNEB
|
Nucleo
de
Estudos Africanos |
PROEX
- Proreitoria
de Extensão |
|
DATA
|
PALESTRANTE
|
CURSO
|
LOCAL
|
04/08/11
|
Tatá
Anselmo
|
BANTO
|
IGHB
|
11/08/11
|
Magnaldo
santos
|
Yoruba e
Gêge
|
IGHB
|
18/08/11
|
Patricia
brito
|
Religiosidade
e Culinária
|
IGHB
|
25/08/11
|
Lucas
Ladeia
|
Legislação,
Direito e Ética
|
IGHB
|
01/09/11
|
Amanaiara
Miranda
|
Racismo,
Genero
e Violencia |
IGHB
|
08/09/11
|
Hildete
Costa
|
Preservação
da Memória
e dos Acervos Afro-Brasileiros |
IGHB
|
15/09/11
|
Visitação
|
Casa de
Angola
|
IGHB
|
22/09/11
|
Visitação
|
Museu
Afro
|
IGHB
|
29/09/11
|
Yalorixá
Margarete
|
A Umbanda
e
a religiosidade brasileira |
IGHB
|
06/10/11
|
César
Vitorino
|
Linguagem
das
Tradições Brasileiras |
IGHB
|
OPINIÃO
"Intolerância é falta de tolerância, fanatismo,
intransigência; a intolerância é a dificuldade em aceitar o outro e sua
cultura, tornando assim, uma convivência que poderia ser pacífica e agradável
em momentos de distúrbios, tensões, agressões
. Intolerâncias sempre existiram entre os fiéis dos vários
segmentos religiosos existentes em nossa humanidade, cada um pretendendo que a
religião escolhida seja a mais certa, a mais perfeita, aquela que detém toda a
verdade.
Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e
direitos e devem agir em relação umas às outras, com espírito de fraternidade e
consciência. Mas, no mundo inteiro o que podemos ver são milhares de pessoas
que se digladiam em nome da religião, e a utilizam como motivo para impor o seu
domínio, para formalizar o seu poder sobre o outro, não permitindo que o outro
exerça a sua fé, segundo a sua cultura e a sua vontade.
A religião afro-brasileira é diversificada tem seus
sacerdotes e sacerdotisas, seus ritos, seus cantos, seus livros sagrados, seus
templos, como todos os outros que têm o direito de professarem a sua religião,
segundo suas crenças e liturgias. A violência praticada muitas vezes gera
conflitos psicológicos e físicos de difícil reparação, fomos privilegiados pelo
alto, com uma cultura rica, que nos legou religiões que falam de amor,
respeito, bondade, carinho e justiça .
Os adeptos do culto afro-brasileiro sofrem das Igrejas
neopentecostais e pentecostais agressões físicas, discursos com conteúdos
depreciativos invasões dos templos religiosos, demonização, hostilizações,
dando ênfase à segregação social e a discriminação racial
A religião é um fator de equilíbrio físico, social,
psicológico, infelizmente, no dia a dia vemos que é ao contrário, o que deveria
unir e ligar, é motivo de discórdia e afastamento. O Pai Oxalá, nos traz sempre
as bênçãos da paz, da alegria, do equilíbrio e da abundância, o Mestre Jesus
nos orienta no sentido de amarmos ao próximo como gostaríamos de ser amados.
Sejamos dignos dos nossos princípios e crenças, lembremo-nos sempre que a nossa
religião é perfeita para nós e a dos outros é perfeita para eles, logo, o outro
merece respeito, o mesmo respeito que nós queremos nos seja dado; se o outro é
diferente, vamos buscar conviver com ele, entendê-lo, trocar idéias e aprender
com suas experiências."
Autor: Professora Hildete Costa, coordenadora do curso Interação dos saberes sobre história e culturas africanas e
afro-brasileira do Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros em
Línguas e Culturas (Ngealc) vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da
UNEB.
Ciclo de História da Arte - MAM - BA
O Ciclo de História da Arte acontecerá no Museu de Arte Moderna da Bahia no período de 9 de agosto a 22 de novembro, às 15h todas as terças-feiras. O evento será no Cinema do MAM e visa ampliar o acesso à história da arte a todos os interessados.
O Ciclo de História da Arte é divido em três blocos com quatro encontros cada um. O primeiro, Modernidade e transição para a contemporaneidade, terá a participação de Almandrade, nos dias 09, 23 e 30 de agosto, e Alejandra Muñoz em 16 de agosto. Espacialidade, ação e discurso na produção artística contemporânea será o tema da segunda seção de encontros, que contará com Alejandra Muñoz, em 13 e 20 de setembro, Ludmila Brito, no dia 27 de setembro, e Priscila Lolata em 04 de outubro. Por fim, Mariela Hernández fará as quatro últimas palestras, referente à Arte moderna latino-americana, nos dias 18 e 25 de outubro e 08 e 22 de novembro.
PROGRAMAÇÃO
Terça-feira | Cinema do MAM
Horário | 15h às 17h
ABERTURA com Dilson Midlej
09 de agosto às 14:30h
Email: mailto:%20educativomam@gmail.com
MODERNIDADE E TRANSIÇÃO PARA A CONTEMPORANEIDADE
1. Palestrante: ALMANDRADE - 09/08/2011
Tema: A modernidade, Picasso e Les Demoiselles D'Avignon
A desconstrução da perspectiva e o plano como verdade moderna.
Ficha de inscrição
2. Palestrante: ALEJANDRA MUÑOZ - 16/08/2011
Tema: É o moderno nossa antiguidade? Conceitos da arte até os anos 1950, sua relatividade e sua vigência hoje.
3. Palestrante: ALMANDRADE - 23/08/2011
Tema: A transição: A arte pop, o minimalismo e a arte conceitual. A crise do novo e o fim das vanguardas.
4. Palestrante: ALMANDRADE - 30/08/2011
Tema: O modernismo no Brasil, a Semana de 22, as décadas de 30 e 40. A Bienal de São Paulo, o concretismo, o neoconcretismo e a década de 70.
ESPACIALIDADE, AÇÃO E DISCURSO NA PRODUÇÃO ARTÍSTICA CONTEMPORÂNEA
1. Palestrante: ALEJANDRA MUÑOZ - 13/09/2011
Tema: Do pedestal ao bueiro: tradição e ruptura da expressão tridimensional nas últimas décadas.
2. Palestrante: ALEJANDRA MUÑOZ - 20/09/2011
Tema: Circuitos de legitimação da produção contemporânea: fazer, mostrar, discutir.
3. Palestrante: LUDMILA BRITO - 27/09/2011
Tema: Coletivos artísticos na contemporaneidade.
4. Palestrante: PRISCILA LOLATA - 4/10/2011
Tema: Contrapontos, transições e heterogeneidades: a “chegada” e afirmação da arte contemporânea.
ARTE MODERNA LATINO-AMERICANA
1. Palestrante: MARIELA BRAZÓN HERNÁNDEZ -18/10/2011
Tema: Arte e revolução: o muralismo mexicano.
2. Palestrante: MARIELA BRAZÓN HERNÁNDEZ - 25/10/2011
Tema: O universo naïf e a arte haitiana.
3. Palestrante: MARIELA BRAZÓN HERNÁNDEZ - 8/11/2011
Tema: Pintura moderna Latino-Americana: surreal ou fantástica?
4. Palestrante: MARIELA BRAZÓN HERNÁNDEZ - 22/11/2011
Tema: Cinéticos da América do Sul.
O Museu de Arte Moderna da Bahia recebe no início de outubro (04/09) a pesquisadora Priscila Lolata. A ação, que ocorre às 15h no Cinema do MAM, encerra o segundo bloco do Ciclo de História da Arte, que acontece no MAM-BA todas as terças-feiras desde 09 de agosto.
O Ciclo de História da Arte é divido em três blocos com quatro encontros cada um. O primeiro, Modernidade e transição para a contemporaneidade, terá a participação de Almandrade, nos dias 09, 23 e 30 de agosto, e Alejandra Muñoz em 16 de agosto. Espacialidade, ação e discurso na produção artística contemporânea será o tema da segunda seção de encontros, que contará com Alejandra Muñoz, em 13 e 20 de setembro, Ludmila Brito, no dia 27 de setembro, e Priscila Lolata em 04 de outubro. Por fim, Mariela Hernández fará as quatro últimas palestras, referente à Arte moderna latino-americana, nos dias 18 e 25 de outubro e 08 e 22 de novembro.
PROGRAMAÇÃO
Terça-feira | Cinema do MAM
Horário | 15h às 17h
ABERTURA com Dilson Midlej
09 de agosto às 14:30h
Email: mailto:%20educativomam@gmail.com
MODERNIDADE E TRANSIÇÃO PARA A CONTEMPORANEIDADE
1. Palestrante: ALMANDRADE - 09/08/2011
Tema: A modernidade, Picasso e Les Demoiselles D'Avignon
A desconstrução da perspectiva e o plano como verdade moderna.
Ficha de inscrição
2. Palestrante: ALEJANDRA MUÑOZ - 16/08/2011
Tema: É o moderno nossa antiguidade? Conceitos da arte até os anos 1950, sua relatividade e sua vigência hoje.
3. Palestrante: ALMANDRADE - 23/08/2011
Tema: A transição: A arte pop, o minimalismo e a arte conceitual. A crise do novo e o fim das vanguardas.
4. Palestrante: ALMANDRADE - 30/08/2011
Tema: O modernismo no Brasil, a Semana de 22, as décadas de 30 e 40. A Bienal de São Paulo, o concretismo, o neoconcretismo e a década de 70.
ESPACIALIDADE, AÇÃO E DISCURSO NA PRODUÇÃO ARTÍSTICA CONTEMPORÂNEA
1. Palestrante: ALEJANDRA MUÑOZ - 13/09/2011
Tema: Do pedestal ao bueiro: tradição e ruptura da expressão tridimensional nas últimas décadas.
2. Palestrante: ALEJANDRA MUÑOZ - 20/09/2011
Tema: Circuitos de legitimação da produção contemporânea: fazer, mostrar, discutir.
3. Palestrante: LUDMILA BRITO - 27/09/2011
Tema: Coletivos artísticos na contemporaneidade.
4. Palestrante: PRISCILA LOLATA - 4/10/2011
Tema: Contrapontos, transições e heterogeneidades: a “chegada” e afirmação da arte contemporânea.
ARTE MODERNA LATINO-AMERICANA
1. Palestrante: MARIELA BRAZÓN HERNÁNDEZ -18/10/2011
Tema: Arte e revolução: o muralismo mexicano.
2. Palestrante: MARIELA BRAZÓN HERNÁNDEZ - 25/10/2011
Tema: O universo naïf e a arte haitiana.
3. Palestrante: MARIELA BRAZÓN HERNÁNDEZ - 8/11/2011
Tema: Pintura moderna Latino-Americana: surreal ou fantástica?
4. Palestrante: MARIELA BRAZÓN HERNÁNDEZ - 22/11/2011
Tema: Cinéticos da América do Sul.
30 de Setembro de 2011
MAM-BA promove palestra sobre consolidação da arte contemporânea
Atividade com a professora e artista Priscila Lolata faz parte do Ciclo de História da ArteO Museu de Arte Moderna da Bahia recebe no início de outubro (04/09) a pesquisadora Priscila Lolata. A ação, que ocorre às 15h no Cinema do MAM, encerra o segundo bloco do Ciclo de História da Arte, que acontece no MAM-BA todas as terças-feiras desde 09 de agosto.
O SANKOFA AFRICAN BAR fica bem no agito do famoso Pelourinho em
Salvador, no Brasil. Além de estar sempre bem servido com nosso
atendimento e drinks exclusivos, aqui você vai encontrar um ambiente
diferente que explora uma nova proposta de afro chic. Através
de uma iluminação indireta, o lugar ganha ares mais sofisticados à
medida que revela o charme das paredes originais do antigo casarão onde
está instalado.
No SANKOFA AFRICAN BAR, você curte a noite desde a entrada! Quatro ambientes estilizados pra você:
O balcão pra tomar um drinque ou dois; A pista de dança no
primeiro andar (onde todo mundo gasta as energias!); O amplo e
aconchegante lounge pra dar uma relaxada;
E ainda a varanda, no segundo andar, onde a rara e belíssima vista do Pelourinho com seus casarões e telhados coloniais se torna o lugar perfeito pra um bate-papo e até mesmo pra uma paquera!
E ainda a varanda, no segundo andar, onde a rara e belíssima vista do Pelourinho com seus casarões e telhados coloniais se torna o lugar perfeito pra um bate-papo e até mesmo pra uma paquera!
Bebidas Especiais
A variedade de drinks que o SANKOFA AFRICAN BAR oferece a você
vai desde a popular caipirinha de diversos sabores até a bebida mais
excêntrica com uma bela mistura de sabores e origens. O Yankari,
por exemplo, é preparado com tamarindo, morango, limão, vodka e
sangria com vinho brasileiro, além de levar frutas tropicais!
O Restaurante
Por enquanto, nosso restaurante prepara o mais típico e saboroso
churrasco baiano. Mas se você quer provar as maravilhas e
possibilidades de uma cozinha baiana completa, a melhor opção é o
PANELA DA BAHIA, que fica bem ao lado do SANKOFA AFRICAN BAR. Para
todos os nossos clientes oferecemos um cupom para Panela da Bahia nosso parceiro.
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